O inglês na Educação Infantil

O programa bilíngue da Escola Pinguim em parceria com a Up And Away, proporciona às crianças a vivência da língua inglesa de forma lúdica e muito divertida!

Sabemos que o inglês é essencial nos dias atuais e é por isso que a partir do Infantil 2 oportunizamos às crianças o Programa Bilíngue, de forma contínua e sem custo adicional, dentro do período pedagógico.

A metodologia utilizada traz vivências e experiências significativas em inglês e acontecem de segunda a quinta, onde o aprendizado ocorre de forma espontânea e divertida, por meio de projetos que englobam contação de histórias com fantoches, brinquedos e materiais não estruturados, música, jogos, brincadeiras, culinária e diversas atividades que desenvolvem no aluno, além da linguagem, habilidades cognitivas, artísticas e esportivas, a criatividade e a interação.

A proposta é ensinar a criança a compreender e pensar na língua desde pequena. A grande riqueza de material usado permite que a criança toque, brinque e visualize o que está sendo falado, sem a necessidade da tradução. Estruturas e conteúdo são contextualizados e, como consequência dessa exposição natural ao idioma, ela passa a usar o inglês ao se comunicar naturalmente.

As aulas trazem um momento divertido, leve, interessante e marcante na memória, utilizando atividades com, por exemplo:

• Histórias para introdução de conteúdos e estruturas gramaticais

• Música, jogos e brincadeiras

• Artes

• Culinária

• Datas comemorativas...

Quais os benefícios do aprendizado do inglês na Educação Infantil?

• A habilidade de aprender um segundo idioma é mais aguçada dos 2 aos 5 anos de idade. Quanto mais cedo a criança aprender uma segunda língua, mais efetiva será a sua aquisição.

• O contato frequente com o inglês na infância é um excelente estímulo para o desenvolvimento cognitivo, pois ativa as conexões cerebrais e melhora o raciocínio rápido, a criatividade e a capacidade de concentração e de memorização.

• Crianças mais novas possuem habilidades mais generalizadas e tendem a preocupar-se menos em cometer erros. Elas são mais propensas a iniciar a comunicação com outros, independentemente do código linguístico.

• Aprendizes que têm o contato com a língua estrangeira ainda na infância possuem maior facilidade de compreensão auditiva e uma pronúncia mais próxima de falantes nativos.

• O contato com outra língua e cultura desenvolve na criança valores e a capacidade de lidar com a diversidade.

Dúvidas frequentes

Como a criança aprende inglês?

O ideal é que o processo aconteça natural e gradativamente, como acontece com a língua materna: primeiro a criança compreende o que está sendo dito a ela e segue comandos, depois passa a falar palavras soltas e, posteriormente, passa a acrescentar palavras que conhece em frases completas. Inicialmente, ela usa “frases feitas” na segunda língua para, depois, passar a produzir naturalmente. E somente após ser bastante exposta à linguagem oral, ela passa a aprender a ler e escrever.

O contato com inglês muito cedo pode confundir a criança que está aprendendo

a falar?

O cérebro da criança tem a capacidade de acomodar dois ou mais idiomas sem prejudicar um para aprender o outro. Durante o processo de aprendizado, uma criança pode misturar os dois idiomas em uma mesma frase, situação que acaba com o tempo. Isso é parte natural do aprendizado e acontece não porque ela está confundindo e sim porque está aprendendo da maneira correta: internalizando a língua e

produzindo naturalmente.

Quanto tempo uma criança leva para falar em inglês?

As experiências vivenciadas oferecem contato constante com o idioma e diferentes oportunidades e motivações para os alunos produzirem em inglês, entretanto, o tempo que cada criança leva para produzir depende das características de cada aluno e de como cada um se apropria da nova língua. O importante é que o processo aconteça naturalmente e seja prazeroso e significativo para todos!

Na Escola Pinguim os pequenos aprendem inglês brincando!

Traga seu filho para essa experiência. CLIQUE AQUI e fale conosco. ❤️