ADAPTAÇÃO: O começo de um novo ciclo

A adaptação diz respeito a um novo momento da vida escolar que implica em dois processos simultâneos: o de separação e o de construção de um novo vínculo, o que permite uma vivência emocional bastante intensa, não só para a criança como também para a sua família.

É um processo gradativo que está intimamente ligado ao acolhimento e o tempo pode variar de criança para criança. Durante esse período os pequenos elaboram e passam a entender as diferenças entre sua casa e a escola para que desenvolvam segurança e confiança nas pessoas e em seu novo espaço.

Esse período busca garantir às famílias e crianças, o conhecimento do espaço físico, da equipe profissional e de sua atuação, por meio da observação das atitudes e interações.

É, PORTANTO, UM MOMENTO DE PARCERIA!!!

Separamos aqui, algumas estratégias que podem auxiliar nesse processo:

1- Ainda em casa, antes de ir para a escola, uma boa conversa, clara e sincera, com a criança, independentemente da idade, explicando o que está acontecendo é fundamental. Neste diálogo é importante dizer que vocês sentirão, sim, saudades um do outro. Reforce que você virá buscá-lo ao fim daquele período e que, enquanto isso, ela fará coisas divertidas e que poderá lhe ensinar depois. Mostre animação sobre encontrar os novos amigos, descobrir seus nomes e suas brincadeiras preferidas.

2- Ao deixar a criança com a professora ou entrar na escola, conduzi-la caminhando e não no colo, isso facilita a despedida.

3- Capriche nos seus gestos. Sorrisos, olhos arregalados e brilhantes demonstrando que você está realmente feliz com o que será descoberto. Este é mesmo um exercício fundamental para você e fará toda diferença em como a criança vai encarar este novo desafio.

4- Quando a criança recorrer até você diga que a professora ou auxiliar também podem brincar com ela e que você confia muito nela. Assim, você transfere a sua referência para a professora/auxiliar e, portanto, seu filho (a) ficará melhor com ela.

5- A adaptação deve ser feita por períodos gradativos e funciona muito bem para as crianças. No primeiro dia podem ficar por uma ou duas horas e ir aumentando até o período completo.

6- Evite mudanças na rotina da criança nesse período e caso ela tenha algum hábito diferente do que será exigido na escola faça uma adaptação antes do início das atividades.

7- Não saiam às escondidas, converse com a criança. A despedida pode ter um abraço, porém assertivo. “Tchau é para ser dito só uma vez”, isso transmite mais segurança.

8- A paciência é muito importante nesse processo, mas garante que em pouco tempo ela se familiarize e passe a interagir naturalmente no contexto escolar. Afinal, as crianças são investigadoras inatas e só precisam do incentivo correto e acolhedor para que elaborem novas amizades e aprendizagens.

Sejam bem-vindos e contem conosco!

🐧