top of page

O Ateliê de artes na Educação Infantil

“Trabalhar com a arte na Educação Infantil é abraçar o mundo com o corpo todo! Para que isso ocorra, precisamos dar o direito da criança se expressar do jeito dela, com a estética que lhe é peculiar e de todas as formas possíveis. Quanto mais elementos artísticos o educador apresentar para as crianças, mais rica será a linguagem e a expressividade delas. Dançar, pintar, cantar e dramatizar, dentre outras formas de expressão humana, são linguagens. A criança é um campo fértil para a criatividade e a imaginação e nós, muitas vezes sem intenção, subestimamos sua capacidade e impedimos o seu desenvolvimento estético cada vez que interferimos demasiadamente e direcionamos sua expressão artística-criativa, sufocando as possibilidades de novos saberes. A mente humana é naturalmente investida de curiosidade, basta deixar a criação acontecer, sem modelos estereotipados, seja na dança, nas artes visuais, no teatro ou na música.”

Por essas razões é essencial um ateliê na Educação Infantil pensado com intencionalidade, com diferentes recursos e possibilidades de investigações. E o professor como mediador nesse processo, ao fazer perguntas que proporcionem a reflexão e a descoberta, sem o intuito de respostas “certas” ou modelos prontos. A partir das diferentes provocações a criança questiona, pensa, elabora hipóteses, observa, escuta e cria novas possibilidades. O Ateliê multiplica os saberes por meio das construções coletivas e desenvolve o sentimento de pertencimento e valorização. Além de potencializar a autoconfiança da criança e a reflexão de suas ações em diversos contextos.


Fonte: https://novaescola.org.br/conteudo/12590/qual-o-papel-da-arte-na-educacao-infantil?gclid=CjwKCAiA4KaRBhBdEiwAZi1zzl6CYPdUrtB7ge-KtTfMPXPpqI6UoO1tC3sjsaEfPvU9fvKOwVZsyBoCKJgQAvD_BwE

679 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Capoeira

bottom of page