10 dicas de alimentação saudável para as crianças

A alimentação das crianças em idade escolar é mais importante do que muita gente pode imaginar. Nesta fase, as crianças normalmente estão desenvolvendo uma série de funções físicas, cognitivas e motoras. Portanto, ao oferecermos a elas uma alimentação que contemple a quantidade adequada e balanceada de nutrientes, estamos contribuindo para que tenham um melhor desempenho na escola, além de estarmos prevenindo uma série de doenças e desequilíbrios futuros, como por exemplo, desvios no padrão de crescimento e obesidade. Veja abaixo, dez passos que podemos seguir para incentivar a alimentação saudável das crianças.

1. Procure oferecer alimentos de diferentes grupos, distribuindo-os em pelo menos três refeições e dois lanches por dia.

2. Inclua diariamente alimentos como cereais, tubérculos, raízes, pães e massas, distribuindo esses alimentos nas refeições e lanches do seu filho ao longo do dia.

3. Procure oferecer diariamente legumes e verduras como parte das refeições da criança. As frutas podem ser consumidas nas refeições, sobremesas e lanches.

4. Ofereça feijão com arroz todos os dias, ou no mínimo cinco vezes na semana.

5. Ofereça diariamente leite e derivados nos lanches e carnes, aves e peixes ou ovos na refeição principal de seu filho.

6. Alimentos gordurosos e frituras devem ser evitados; prefira alimentos assados, grelhados ou cozidos.

7. Evite oferecer refrigerantes e sucos industrializados, balas, bombons, biscoitos recheados, salgadinhos e outras guloseimas no dia a dia.

8. Diminua a quantidade de sal na comida.

9. Estimule a criança a beber bastante água e sucos naturais de frutas durante o dia, de preferência nos intervalos das refeições, para manter a hidratação e a saúde do corpo.

10. Incentive a criança a ser ativa e evite que ela passe muitas horas assistindo TV, jogando videogame ou brincando no computador.

Fonte Nutrical.