Ambientes preparados para o desenvolvimento das crianças

Preparar ambientes ricos para a representação simbólica e a exploração livre dos recursos ofertados é fundamental para o desenvolvimento das crianças da primeira infância, pois por meio deles os pequenos externam suas impressões e compreensão de mundo, além de atribuir significado e funções aos objetos.


”O desenvolvimento integral da criança se dá nos aspectos cognitivos, afetivo, social, físico e psíquico, e todas essas áreas são de alguma maneira constituídas pelas experiências do brincar. Para que ele ocorra, a criança precisa que lhe ofereçam estímulos e oportunidades de explorar os objetos, atuar sobre eles, estabelecer interrelações, sempre observando e significando suas experiências.” (Daniela Girotto, 2013, pg. 25)


A partir do brincar a criança elabora narrativas com seus pares, faz trocas de aprendizados, entram em conflito e solucionam os mesmos, com a mediação e olhar sensível de um adulto. Quanto mais frequentes e bem pensados os ambientes, mais significativas serão as trocas entre elas e a reflexão de suas ações no espaço e recursos que estão ao seu alcance.


Uma criança com uma bagagem extensa de brincar é uma criança reflexiva, multifacetária, potente e segura para criar coisas inéditas!


7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo