A importância do ambiente na Educação Infantil

A abordagem Reggio Emilia entende os interesses da criança e tem como um dos princípios proporcionar um ambiente adequado para permitir experimentos e explorações individuais.


A criança é entendida como um ser potente e capaz; sua curiosidade inata é o combustível que guia seu aprendizado, pois é através dela que experimenta, absorve e constrói sua visão sobre o mundo. Seu desenvolvimento deve ocorrer em todas as suas linguagens: expressivas, comunicativas, cognitivas, éticas, lógicas, imaginativas e racionais.


A preparação de um ambiente seguro e estimulante é tão fundamental que, em muitas literaturas, ele aparece como um "terceiro professor". Isso ocorre, pois é valorizado o espaço devido ao seu poder de organizar, de promover relacionamentos agradáveis entre pessoas de diferentes idades, de criar um ambiente atraente, de oferecer mudanças, de promover escolhas e atividades e ao seu potencial para iniciar toda a espécie de aprendizado social, afetiva e cognitiva. Tudo isso contribui para uma sensação de bem-estar e segurança nas crianças. O espaço deve ser uma espécie de aquário que espelhe as ideias, os valores, as atitudes e a cultura das pessoas que vivem nele. (Loris Malaguzzi, em 1984 in EDWARDS; FORMAN; GANDINI, 2016, p. 148). Um espaço seguro que incentiva o pertencimento, bem como a comunicação com as demais pessoas. Um ambiente que ensina através dos estímulos e das experiências que proporciona ao aprendizado e ao desenvolvimento de cada criança.

Fonte: https://www.archdaily.com.br/br/943136/a-importancia-do-ambiente-na-abordagem-reggio-emilia

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