Manter uma rotina de alimentação saudável é muito importante no período de isolamento social. Veja dicas para cuidar da alimentação das crianças na quarentena.
A função dos alimentos vai muito além de simplesmente nos manter saciados. Uma alimentação adequada e saudável garante uma boa nutrição e o perfeito funcionamento de todo o corpo. Portanto, ela influencia, e muito, na saúde e bem-estar, principalmente das crianças.
Se em uma rotina convencional este hábito é essencial, durante o período de isolamento que vivemos, devido à Pandemia do Coronavírus, é ainda mais importante esse cuidado para prevenir a obesidade infantil e fortalecer o sistema imunológico. A ideia principal é ter equilíbrio, tornar as escolhas saudáveis um hábito e abrir exceções em momentos específicos.
Alimentos in natura, como frutas, legumes, verduras, grãos diversos, oleaginosas, tubérculos, raízes, carnes e ovos, são saudáveis e excelentes fontes de fibras, de vitaminas, de minerais e de vários compostos que são necessários para a manutenção da saúde e a prevenção de muitas doenças. Uma grande dica é apresentá-los de uma forma diferente e divertida para as crianças. Existem muitas versões de guloseimas feitas de forma saudável e muito saborosa, que viram uma festa entre as crianças.
As rotinas mudaram e as crianças estão sendo bastante impactadas por esse novo formato instável, cheio de receios e privações, mas com simples passos que selecionamos para vocês, esse cuidado pode se tornar mais natural e divertido.
Realize as refeições em família, sempre que possível. Esse hábito faz com que o momento seja gravado na memória das crianças como algo prazeroso, além de trazer a atenção plena para o momento, identificando os alimentos ingeridos, conversando sobre cheiros, sabores, cores e texturas.
Deixe frutas prontas e higienizadas ao acesso das crianças. Isso permite que elas façam essas escolhas nos momentos em que a fome bater entre as refeições.
Ofereça água, muita água! Isso vale para os adultos também. Tente se lembrar de tomar água com frequência e, sempre que beber, ofereça também às crianças. Mostre como é gostoso e importante esse hábito.
Evite levar as crianças ao mercado. Nesse momento de quarentena, o mais indicado é que apenas uma pessoa da casa faça as compras. Além de ser uma medida de prevenção contra a Covid-19, dessa forma evita também a compra de produtos industrializados que causam desejo nas crianças, mas que agregam muito pouco ou nada para a saúde.
Até os 6 meses de idade a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é o aleitamento materno exclusivo. Nesses casos, não é necessário oferecer nenhum outro alimento ao bebê, nem mesmo água.
E lembre-se, as crianças utilizam muito do exemplo das ações dos pais para formarem seus gostos e hábitos.
Fontes:
Nutricionista Camila Rodrigues – Nutrical
https://drauziovarella.uol.com.br/alimentacao/cuidados-com-a-alimentacao-das-criancas-durante-a-quarentena/
Comments